Como Entender
Corretamente Mateus 28.19 |
Como entender
corretamente o capítulo 28 de Mateus, versículos 19 e 20? Muitos
estão ensinando o evangelho, mas será que todos estão ensinando
de acordo com os ensinamentos de Jesus? Afinal, será que Mateus
disse uma coisa e Lucas disse outra? Eu não acredito nisso. Na
verdade, o texto de Mateus 28.19 nada tem de diferente de Lucas
24.47. Vamos entender corretamente o que de fato Jesus ensinou.
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"
(Mateus 28.19) J.F.A.
Bem, vimos como
a ordem de Jesus está em Mateus 28.19 segundo a versão João
Ferreira de Almeida. Embora muitas versões da Bíblia tragam uma
construção bem diferente desta, que postamos aqui, a maioria das
Bíblias traz o texto de Mateus 28.19 grafado nesta construção.
Para todos os efeitos, lembramos que nosso objetivo aqui não é
questionar as Bíblias que trazem Mateus 28.19 com esta grafia,
ou se não está de acordo com o texto original, porque, em
primeiro lugar, isso não faz a menor diferença. E em segundo,
não estamos discutindo aqui a autenticidade da versão, até
porque não vemos contradição entre Lucas e Mateus,
independentemente da versão que estejamos usando.
Agora veremos
como Lucas escreveu a mesma ordem de Jesus: "E disse-lhes:
Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia
ressurgisse dentre os mortos; e que em seu nome se pregasse o
arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações,
começando por Jerusalém. "(Lucas
24.46,47).
Ora,
aparentemente há uma enorme contradição entre Mateus e Lucas,
não é verdade? No entanto, se entendermos corretamente o texto
de Mateus, veremos que, na verdade, nenhuma contradição há entre
os dois evangelistas. A ordem que aparece em Lucas 24.47 diz que
o Batismo deve ser realizado em nome de Jesus, certo? (e que
em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos
pecados). Sim. Isto é o que Lucas escreveu; que em nome de
Jesus se pregasse a remissão dos pecados. – Então, por que
Mateus disse outra coisa? Na verdade Mateus não disse outra
coisa. Pelo contrário, Mateus, a exemplo de Lucas, disse o
mesmo, isto é, que, no momento do batismo, o ministrante deve
invocar o nome, e não repetir as mesmas palavras de Jesus,
pronunciando os títulos.
Pois bem, em que
nome você prefere ser batizado? De acordo com Mateus ou com
Lucas? Não podemos pensar assim. Não podemos admitir divergência
entre os evangelistas. Precisamos sim, encontrar o entendimento
correto para não fazer confusão na hora de batizar, tendo em
vista que a ordem de Jesus, tanto em Mateus quanto em Lucas, é
que o batismo deve ser realizado em nome. Deus é o Pai, mas Ele
tem um nome. Jesus é o Filho, que também tem um nome. E é este
que deve ser invocado para remissão de pecados.
A verdade é que,
a grande maioria dos batizadores, no momento de efetuar o
batismo, em vez de pronunciar o nome pessoal de Jesus, repete a
Sua ordem efetuando o batismo nos títulos. Títulos não salvam.
Segundo o apóstolo, há somente um nome que deve ser invocado no
momento do batismo, e este é o nome de Jesus. Veja: "... E em
nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro
nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.
(Atos 4.12).
Observem que,
Mateus, segundo a versão (JFA), escreveu: "... batizando-os
em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". Ora, se a
ordem em Lucas é para batizar em nome de Jesus, em Mateus também
o é, pois, de qualquer forma, o batismo deve ser realizado em
nome, e não nos títulos. Partindo do princípio de que "Pai,
Filho e Espírito Santo" não são nomes próprios, e que são
títulos, concluímos que, no momento do batismo, deve-se
pronunciar o nome de Jesus. Este, pois, representa o nome do
Pai, e do Filho e, consequentemente, do Espírito Santo.
Portanto, todo batismo realizado neste nome, está de acordo com
a ordem de Jesus em Mateus e em Lucas, cumprindo-a fielmente.
Cabe aqui, até
por uma questão lógica, uma breve reflexão sobre o capítulo 7 do
Apocalipse onde é anunciado o assinalamento dos 144 mil
escolhidos das doze tribos de Israel. O sinal do assinalamento é
descrito no capítulo 14 do mesmo livro, versículo primeiro, onde
o anjo define esse sinal escrito em Suas frontes como o nome do
Cordeiro e o de Seu Pai. "E olhei, e eis o Cordeiro em pé
sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que
traziam na fronte escrito o nome dele e o de seu Pai"
(Apocalipse 14.1).
A maioria das
versões traz apenas o nome do Pai. No entanto, a versão (JFA),
utilizada neste estudo, apesar de citar também o nome do
Cordeiro, deixa claro que, quando a Bíblia cita o nome do Pai,
ou do Filho, não quer dizer que tenha de aparecer a palavra "PAI
ou FILHO". É preciso considerar, acima de tudo, que eles tinham
escrito na fronte o nome do Cordeiro, e não a palavra
"cordeiro".
O fato de
algumas versões citarem o nome do Cordeiro e o de Seu Pai, não
requer, absolutamente, que este seja o nome do Messias. O
assunto é esclarecido em outros textos da Bíblia, como por
exemplo, a Carta aos Hebreus, onde o apóstolo declara que o
Filho herdou o nome mais excelente. (Hebreus 1.4). Qual é o nome
mais excelente? Obviamente que não há outro nome acima do nome
do Pai, e este é o nome herdado por Seu Filho. A Carta de Paulo
aos Filipenses, 2.9,10, é a chave para este entendimento. Neste
texto, Paulo declara que Deus exaltou o Seu Filho soberanamente,
tendo Lhe dado o nome que é sobre todo nome; e conclui: para que
ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e
na terra, e debaixo da terra. (Filipenses
2.9,10).
Ora, em Mateus
28.19, Jesus não diz que devemos repetir a Sua ordem. Pelo
contrário, Ele ordena que pronunciemos o nome, consequentemente, do
Pai, do Filho e do Espírito Santo. E foi isso que os apóstolos
fizeram. Todos os batismos ministrados por eles foram realizados
em nome, e não em títulos, conforme segue.
1. Discurso de Pedro no dia de Pentecostes: "Arrependei-vos, e
cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo" (At 2.38).
2. Discursos de Pedro e João: "E em nenhum outro há salvação..." (At
4.12). Pedro continua: "... nenhum outro nome há,
dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (At 4.12).
3. Após receber a pregação sobre o nome de Jesus, homens e mulheres
eram batizados: "... e do nome de Jesus, batizavam-se homens
e mulheres" (At 8.12).
4. Os crentes de Samaria também foram batizados: "... mas somente
eram batizados em nome do Senhor Jesus" (At 8.16).
5. Os apóstolos pregaram remissão dos pecados através do nome de
Jesus: "... os que nele crêem receberão o perdão dos pecados
pelo seu nome" (At 10.43).
6. Outras instruções: "... Mandou, pois, que fossem batizados em
nome de Jesus Cristo" (At 10.48).
7. Paulo em Éfeso: "... e foram batizados em nome do Senhor Jesus"
(At 19.5).
8. O batismo por imersão: "... fomos sepultados com ele pelo
batismo na morte" (Rm 6.4). O nome do Senhor Jesus acima
de tudo: "[...] fazei tudo em nome do Senhor Jesus[…]" (Cl
3.17).
9. Jesus ordena o batismo em Seu nome. "...e em seu nome se
pregasse o arrependimento e remissão dos pecados, a todas as
nações[...]" (Lc 24.47).
10. Repetir uma ordem não é sempre o mesmo que obedecê-la.
Quando um ministro batiza alguém dizendo: "eu te batizo em nome
do Pai, do Filho e do Espírito Santo", ele simplesmente repetiu
a ordem, ao invés de obedecê-la. E porque não obedeceu? Porque
os títulos, neste caso: "Pai, Filho e Espírito Santo" foram
invocados em lugar do nome próprio de Jesus. Neste caso, o nome
não foi invocado, e sim os títulos.
11. O primeiro batismo da história da Igreja foi realizado em
Nome de Jesus Cristo. (At 2.38), além disso, dentro do plano de
salvação está incluído o batismo (Mc 16.16), I Pd 3.21, At
22.16, At 8.36-38 e At 16.29-33).
12. O Batismo em Nome de Jesus é para Judeus (At 2.38), para
Samaritanos (At 8.16), para Gentios (At 10.48), para os
discípulos de João Batista (At 19.1-5), e para toda a família de
Deus. "... de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a
família nos céus e na terra toma o nome" (Ef 3.14,15).
13. Diz o apóstolo: Acima de todo principado; autoridade,
poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia está o Nome de
Jesus, não só neste século, mas também no vindouro (Ef. 1.21 e
Fl. 2.10).
14. Paulo questionou os irmãos da Igreja dos coríntios a
respeito do nome em que eram batizados. "Perguntou-lhes,
então: Em que sois batizados então?".
A pergunta de Paulo faz muito sentido, pois, sem mencionar o
nome não há remissão de pecado. "E em nenhum outro há
salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há,
dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4.12).
Então Paulo entendeu que eles eram batizados, no batismo de
João, em nome de Jesus. "E os que ouviram (João),
foram batizados em nome do Senhor Jesus". (At 19.5 –
destaque nosso).
15. Ou foste vós batizados em nome de Paulo? Indagou o
apóstolo. Isto esclarece que o batismo deve ser realizado em
nome de alguém, e esse Alguém não é outro senão o Filho de Deus.
Paulo recomendou: "sede meus imitadores como eu o sou de
Cristo" 1 Co 2.1), se ele batizava em Nome de Jesus, em que
nome deve o novo convertido ser batizado para que se torne seu
imitador?
16.
A Igreja está edificada sobre o fundamento dos Apóstolos e
profetas, sendo o próprio Cristo a pedra da esquina. (Ef 2. 20);
e os apóstolos, como sabemos, batizavam em Nome de Jesus. Leia
também (1 Co 8.11).
17. Jesus enviou os apóstolos guiados pelo Espírito Santo a
batizar em Seu Nome; pois o Espírito Santo lhes foi dado para
guiá-los em toda a verdade João 16: 13, e entre estas verdades,
inclui-se também o batismo em nome de Jesus. (At 2.4 e At 2.38).
Isto é, em Lucas 24.47, eles receberam ordem diretamente de
Jesus para batizar em Seu nome, e foi o que fizeram.
"...aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos
pregaram o evangelho...(1 Pd 1.12).
18. Como vimos, a remissão de pecado deveria ser pregada em
Nome de Jesus exatamente como fizeram os Seus discípulos. "E,
saindo eles, pregavam que se arrependessem. ...(porque o nome de
Jesus se tornara célebre)" (Mc 6.12,14).
19. Porque não vemos na Bíblia nenhum batismo realizado sob os
títulos, mas vemos muitos realizados em Nome de Jesus? (At 8.16;
19. 5).
20. Mateus estava presente quando Pedro proferiu a ordem para
que fossem batizados em nome de Jesus Cristo" (At 2.38).
Observem-se, para todos os efeitos, que Mateus não questionou o
discurso de Pedro. Isto mostra que ambos estavam de acordo.
Vejam ainda: "Porque todos quantos fostes batizados em
Cristo, já vos revestistes de Cristo" (Gl 3.27).
Caro amigo leitor, siga o exemplo dos bereanos. "Ora,
estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica,
porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas
Escrituras se estas coisas eram assim" (Atos 17.11).
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